Uma das principais
questões na área da Tecnologia da Informação é a Segurança da Informação.
Isto
porque as informações estão distribuídas por toda a organização, inclusive
podendo ser acessadas externamente pelos recursos da internet.
A Segurança da Informação
é um tema complexo, pois envolve diversos aspectos como o acesso aos
sistemas/base de dados, infraestrutura, armazenamento, comunicação, tratamento de
documentos/informações e, principalmente, usuários.
O acesso às informações e
sistemas deve sempre ser feito por meio de, no mínimo, login/senha para se garantir a autenticação do usuário, evitando o
acesso por pessoas não autorizadas.
Contudo, podem também ser utilizados outros
meios mais seguros como a verificação biométrica, para se aumentar a
confiabilidade no acesso.
Além do controle de
acesso às informações, devem-se observar também as questões referentes ao
armazenamento e do gerenciamento das cópias de segurança (backup), tanto dos sistemas quanto dos dados, pois garantir o
correto armazenamento das informações é um fator primordial para a operação da
empresa.
Entretanto, um dos
principais pontos a serem observados é o comportamento dos usuários.
Isto
porque a utilização de senhas fracas ou o incorreto gerenciamento da informação
pode deixar o sistema vulnerável, possibilitando que pessoas mal intencionadas
tenham acesso às informações vitais da empresa.
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